terça-feira, 28 de junho de 2011




MESTRE BIGODINHO


13/09/1933 - 05/04/2011


- A comunidade da Capoeira

- Perde um grande jogador...

- Capoeirista nato

- De muito valor

- Adeus Mestre Bigodinho

- Que em muitas rodas encantou

- Entuando suas ladainhas

- Herança dos negros nagô

- Que Deus te dê muita luz

- Que te ponha em bom lugar

- Encontrando os que se foram

- E seu Mestre Waldemar, camaradinha

Viva meu Deus


Esse acontecimento acirra o debate em torno da inércia e descaso do poder público diante da situação de esquecimento, desamparo e abandono que muitos dos antigos mestres da capoeira enfrentam.


O ofício de mestre de capoeira foi registrado como patrimônio cultural do Brasil, no entendimento de que o mestre é o detentor de um saber popular transmitido oralmente que deve ser preservado, porém até o momento nenhuma ação efetiva foi realizada para reverter a situação dos mestres e valorizar estas pessoas que são tão importantes para todos nós capoeiristas.

Enquanto o governo não atua de forma eficaz e eficiente, nossos mestres vão partindo dessa vida à mingua, muitas vezes em uma precária situação financeira e de saúde.


Nesse meio tempo, o Governo Federal nos envia comunicados com frases nada esclarecedoras do tipo "a nova gestão do Governo Federal tem empreendido esforços no sentido de equilibrar as contas públicas para iniciar o ano orçamentário" no intuito de justificar sua falta de ação.

IMPORTANTE!
5 de abril é também a data de nascimento de Vicente Ferreira Pastinha.


OBS:
Um dia depois do falecimento de Mestre Bigodinho, o Iphan publicou a lista de candidatos aprovados para participar da seleção do prêmio Viva Meu Mestre - edição 2010, que concederá a 100 mestres de capoeira o valor de R$ 15.000,00. A iniciativa tem o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho que estes mestres tem desenvolvido ao longo de suas vidas. Mestre Bigodinho é um dos que está na lista de aprovados para a seleção, porém, para ele, esta ação do governo chegou tarde demais.


Fonte : Ju Monteiro / Biblioteca da Capoeira






Um comentário:

Unknown disse...

Lamentavelmente o Mestre não está mais aqui!
Que, os que ficaram possam dar continuidade às conquistas que precisamos ainda fazer pela capoeira! Sempre foi assim e longe estamos vindo,não é verdade?!
Mestre Pastinha e outros nos deixaram esse legado.
Continuemos!!!
Salve Mestre Lua Rasta