sexta-feira, 6 de março de 2009

Especial, na verdade, foi ter conhecido o Thiago na capoeira de Mestre Lua.


Ao chegarmos à ilha, fomos para um lugar onde o mestre Lua realiza seu projeto, onde há várias crianças aprendendo as coisas da capoeira, mas uma em especial me chamou atenção (não só a minha quanto a de todos, eu acho), o Thiago. Ele é ‘especial’.
Eu ficava olhando aquele menininho, pulando, correndo atrás das outras crianças, rindo, todo sujo. Só de camiseta, cueca e sandália. Eu achava um barato, mas ao mesmo tempo pensava: “Porque que ele ‘tá tão sujo? Será que a mãe dele não se toca que do jeito que ele está, o machucado não vai melhorar? “- Que fique claro: ele estava feliz daquele jeito, não estava sofrendo, muito menos querendo que os outros tenham dó dele.
Aí eu e o meu primo fomos comprar biscoito, quando voltamos o Thiago parou na nossa frente e começou a correr atrás da gente, aí começou a querer pegar o biscoito da minha mão, aí quando eu me toquei dei três biscoitos a ele. Ele pegou e saiu correndo do jeito que ele sabe correr. Depois disso, Thiago começou a andar atrás de mim (só que eu não tinha mais biscoito), quando ele percebeu foi procurar alguém para brincar.
Quando estava anoitecendo, eu estava tirando foto da galera treinando. O Thiago começou a me puxar pelo dedo, aí eu fui com ele até o lado de fora, lá fora tinham: uma mulher, uma menina e um senhor. Thiago me colocou em frente a essas três pessoas e juntou minha mão a de cada um (como se estivesse apresentando aquelas pessoas para mim). Foi aí que eu percebi que ele estava me apresentando à família: mãe, irmã e avô. Achei isso SUPERLEGAL, pois Thiago não fala, ele só me guiou e com ‘gestos’ me apresentou a família.
Depois ele me levou até uma planta, apontava para essa planta e corria, não entendi nada. Aí ele tocou nessa planta e riu, quando eu passei a mão na planta tinha espinhos, foi aí que eu entendi que ele queria “falar” que tinha espinhos na planta.
Para mim, o fato de Thiago se sentir tão bem na capoeira, é porque ele, de certa forma se “encontra”. Pois capoeira são gestos, e o gesto é a forma dele se expressar.
Especial, na verdade, foi ter conhecido o Thiago na capoeira de Mestre Lua.

Júlia, 12 anos

2 comentários:

Capoeira é Nossa Cor disse...

Foi especial mesmo!!Grande prazer em conhecer esse trabalho...Mestre Lua e sua turminha estão dando exemplo de um trabalho maduro e simples, pautado na solidariedade natural que a capoeira propõe...Sempre que pudermos, estaremos aí. A gente até queria poder ir mais que podemos. Parabéns e que os frutos que estão plantando, possam ser colhidos na melhor saúde!
Abração
Lilu, Luciano, Júlia e Ana

Unknown disse...

isso e' capoeira!!!
muito axè pra toda a galera do mestre Lua
Etiopia - Italia